Vereadores fiscalizam paralisação de três importantes obras em Linhares avaliadas em mais de 14 milhões de reais

11 de janeiro de 2023 às 00h00.

Muito mato, materiais e equipamentos abandonados, deterioração de obras iniciadas e desperdício do dinheiro público. Esse foi o cenário encontrado pelo grupo de dez vereadores de Linhares que, mesmo estando em recesso parlamentar, foram fiscalizar três importantes obras abandonadas em Linhares, na tarde desta quarta-feira (11/01). O grupo de vereadores foi composto pelo atual presidente da Casa, Vicentini, os secretários Johnatan Maravilha e Egmar, o Guigui, o vice-presidente Juninho Buguiu, Roninho, Alysson, Carlos Almeida, Prof. Antonio Antonio, Tarcísio Silva e Urbano Davilla.

“O descaso com o dinheiro público é absurdo, são milhões de reais jogados no lixo, pois as obras estão comprometidas pelo abandono, então muitas terão que ser refeitas. Após várias cobranças por parte da população que está indignada com o descaso da Administração Municipal, resolvemos mais uma vez, cobrar do gestor do município que dê continuidade as obras paradas”, disse um dos vereadores presente na fiscalização.

Entre as obras visitadas pelos parlamentares está o Complexo Esportivo e Cultural do bairro Palmital, que está incluído na revitalização da Linha Verde, cuja obra está paralisada desde agosto de 2021.

A quantidade de mato e degradação das obras já iniciadas no Complexo do Palmital causou grande preocupação nos vereadores, que recebem dezenas de reclamações todos os meses por parte dos moradores vizinhos da obra, principalmente pela quantidade de mosquitos, insetos e insegurança que o abandono da obra tem causado. Sem contar que a Linha Verde é considerada um dos principais cartões postais de Linhares.

Outra obra visitada foi a do maior bairro de Linhares, no Complexo Esportivo do Bairro Interlagos, e o cenário é o mesmo: materiais apodrecendo ao relento, obras danificadas pelo abandono, equipamentos abandonados e muito mato.

Essa não é a primeira vez que os vereadores em conjunto ou individualmente visitam e cobram da prefeitura uma resposta sobre a paralização da obra e não obtêm resposta. Enquanto o silêncio permanece, a população vê o desperdício do dinheiro público e a privação de não poder utilizar uma área que foi projetada para incentivar o lazer, pratica de atividades esportivas e melhora na qualidade de vida da população.

Seguindo a fiscalização os vereadores se depararam com o abandono da Ciclovia Ifes x Mata do Cacau, avaliada inicialmente em mais de R$ 3 milhões, incluindo também toda a iluminação do trecho.

Local de inúmeros acidentes, principalmente em horário noturno por falta de iluminação, a obra permanece inacabada e sem um posicionamento da Administração Municipal sobre seu término.

Valor das obras paradas R$ 14.084.974,34

Mais de R$ 14 milhões é o valor total das três obras abandonadas, que foram visitadas pelo grupo de vereadores na tarde dessa quarta-feira (11/01), em Linhares.

Individualmente os valores são:

Complexo Esportivo do bairro Interlagos: R$ 3.257.725,74 (três milhões, duzentos e cinquenta e sete mil, setecentos e vinte cinco reais e setenta e quatro centavos.

Complexo Esportivo e Cultural do bairro Palmital: R$ 7.506.369,48 (sete milhões, quinhentos e seis mil, trezentos e sessenta e nove reais, e quarenta e oito centavos).

Ciclovia Ifes x Mata do Cacau: R$ 3.320.879,12 (três milhões, trezentos e vinte mil, oitocentos e setenta e nove reais e doze centavos).

Motivo da fiscalização

Questionados sobre o motivo da fiscalização em grupo, o atual presidente da Câmara Municipal de Linhares, vereador Wellington Vicentini, disse que este será o modelo de trabalho que ele pretende implantar em seu mandato, trabalho em conjunto entre vereadores e comunidade.

“Sempre que houver demanda por parte da população, vou comunicar a todos os vereadores e quem se sentir à vontade ou puder comparecer será bem-vindo. Fomos eleitos para elaborar leis e fiscalizar o município e vamos exercer nosso papel”, afirmou o Presidente.