Vereadores encontram cenário de caos nos bairros Rio Quartel e Bebedouro

A visita aconteceu na manhã dessa terça-feira (24/01)

24 de janeiro de 2023 às 00h00.

Dando continuidade aos trabalhos de fiscalização e cobrança do legislativo linharense, um grupo de vereadores da Câmara Municipal de Linhares se reuniu, na manhã dessa terça-feira (24/01), para atender as inúmeras demandas enviadas pela população dos bairros Rio Quartel e Bebedouro.

O grupo formado pelo presidente Vicentini, Alysson Reis, Prof Antônio Cesar, Roninho e Tarcísio Silva encontrou um cenário de abandono e negligência por parte do executivo em decorrência das fortes chuvas do fim do ano passado.

Unidade de Tratamento de Esgoto do Saae

Unidade de Tratamento de Esgoto do Saae em Rio Quartel

Em Rio Quartel, foram encontrados problemas de infraestrutura na Unidade de Tratamento de Esgoto do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) com cisternas e bueiros entupidos e abertos, causando proliferação de insetos, como mosquitos e larvas além de muito mal cheiro. “Isso coloca em risco a saúde e o bem-estar dos moradores, principalmente as crianças”, alertou o presidente Vicentini.

Em uma via do bairro, as águas acumuladas da chuva criaram uma “lagoa podre” com detritos de diversas origens. O trecho está inacessível, principalmente para idosos e pessoas com deficiência.

Vala criada para escoar água da chuva em Bebedouro

Já em Bebedouro, a situação encontrada foi da vala criada para escoar a água da chuva às margens da BR 101 e agora está tendo ligação com o esgoto. De acordo com o Prof. Antônio, se nada for feito, “se não colocarem manilhas para a água de fato escoar, é muito provável que crianças tomem banho nessa água suja”, disse.

Os vereadores ouviram a população que está desesperada e não aguenta mais suportar o descaso por parte do poder público municipal, e também vão continuar fiscalizando a atuação da Prefeitura. “Situações como estas são o reflexo de anos e anos de descaso e falta de planejamento do poder executivo municipal, mas nós estamos aqui em loco para fiscalizar e cobrar das autoridades responsáveis”, afirmou o vereador Tarcísio Silva.

Outro parlamentar que também estava presente na fiscalização e cobrou medidas urgentes do prefeito de Linhares foi o vereador Roninho.

“Não podemos mais admitir que todos os anos após períodos das fortes chuvas, as mesmas famílias carentes dos mesmos lugares que há vários anos sofrem alagamentos sejam prejudicadas e percam seus bens materiais, além de terem suas vidas e saúde prejudicadas. Isso é um descaso e uma negligencia do poder executivo, por que são locais que poderiam ser feitas obras que amenizassem estes problemas, mas vemos que anos após anos nada é feito”, finalizou Roninho.