Relações de trabalho: audiência pública promove o debate na CML

Reunião foi organizada pelo vereador Prof. Antônio Cesar

22 de maio de 2023 às 00h00.

As relações de trabalho e empregabilidade que envolvem vários setores da sociedade e seus desafios foram tema da audiência pública realizada na noite de sexta-feira (19/05), na Câmara Municipal de Linhares, promovida pelo vereador Prof. Antônio Cesar.

A audiência consistiu num painel de ideias com a realidade e os desafios da empregabilidade e o mercado de trabalho no município de Linhares e no país. Reuniu atores de quatro segmentos da sociedade para debater o tema, levantar reflexões e promover o diálogo na busca por soluções.

Participaram do evento a deputada federal Jackeline Rocha via zoom de Brasília, o empresário Elber Tesch, a diretora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Linhares Sandra Bassani, e o presidente do Sindicomerciários Dárick Fernandes.

A deputada quem abriu o debate levantando a questão da garantia dos direitos dos trabalhadores por meio de leis eficazes, “trazendo dignidade para que o trabalho escravo fique no passado, e investindo no mercado local”, disse.

Para o empreendedor Elber, o assunto é complexo e requer a atenção de toda a sociedade. De acordo com ele, implementar e acompanhar políticas públicas voltadas ao mercado de trabalho e qualificação profissional é de suma importância. “Hoje em dia, temos o desafio da rotatividade alta de profissionais nas empresas. Muitos não ficam por muito tempo e o trabalho fica comprometido”, exemplificou.

A diretora do Ifes fez um panorama dos problemas envolvendo a temática e possíveis soluções, na busca por um equilíbrio entre demanda de mercado e formação técnica e acadêmica para atender essa demanda. “Promover ações do poder público para esse movimento do equilíbrio é um caminho a ser seguido, com ações na Educação, Serviço Social e Família, e incentivos fiscais para empresas se instalarem no município e reter a mão de obra”, explicou.

E o presidente do Sindicomerciários mostrou a realidade do comércio no município de Linhares diante da temática. Para ele, é muito importante o diálogo entre sindicatos e empresas para que as ações sejam feitas, “como melhores condições de trabalho, mais benefícios aos trabalhadores e retenção da mão de obra”, disse.

A mensagem final do debate, reunindo a mesa e a plateia que assistiu, foi de que é importante abraçar a oportunidade que aparecer e mostrar que é bom. Além disso, investir em habilidade socioemocionais que vão além do que é aprendido na escola ou faculdade, ou seja, nas relações interpessoais e inteligência emocional para melhor aproveitamento da dinâmica do trabalho.

“Unir as partes da sociedade envolvidas na temática. Esse é o nosso papel enquanto poder público e contamos com vocês para seguirmos nesse debate”, finalizou o vereador Prof. Antônio Cesar.

Veja as fotos.

Assista à audiência na íntegra.