Trabalhadora rural terá data comemorativa em Linhares

23 de maio de 2023 às 00h00.

Agora faz parte do calendário comemorativo de Linhares o Dia Municipal da Trabalhadora Rural, a ser celebrado anualmente em 20 de outubro. A iniciativa, aprovada por meio do Projeto de Lei n° 2150/2023, com autoria do vereador Antônio Cesar, visa trazer reconhecimento às trabalhadoras do campo e agricultoras de base familiar. Assim como em outras ocupações na sociedade, a mulher do campo desempenha papel importante  nos processos políticos e sociais envolvendo o campo e a agricultura.

Em sua justificativa, o texto do projeto salienta que a iniciativa de criar uma data comemorativa é um convite à reflexão crítica dos papéis exercidos pelas mulheres nesse contexto, principalmente pela invisibilidade decorrente das desigualdades de gênero. A data possibilita ainda que seja um dia para a celebração de conquistas e diálogo sobre os velhos e novos desafios no campo.

O projeto foi aprovado com a Emenda modificativa do artigo 1.

Não à tortura de animais

Proibir a comercialização e o uso de coleiras eletrificadas ou de choque em animais é o que pretende a vereadora Pâmela Maia com a aprovação do seu Projeto de Lei n° 2848/2023.

A proibição de uso e comercialização de coleiras de choque tem sido alvo de discussões por parte da sociedade, que considera estes mecanismos como forma de maus-tratos animais. O projeto expressa que é essencial a criminalização de tais medidas para a segurança e proteção do bem estar animal.

Veja as fotos na galeria.

Assista a sessão na íntegra pelo Youtube.