O crescimento acelerado da cidade de Linhares trouxe, além de desenvolvimento, desafios a serem enfrentados. Um deles é a mobilidade urbana. O trânsito de pessoas e veículos nas vias públicas deve ser pensado e analisado para que seja feito em harmonia e com segurança.
Com esse crescimento do município, o ir e vir veio ficando mais complicado, com picos de veículos em horários em que a maioria das pessoas sai para trabalhar e estudar e volta para casa. Nesses momentos é que acontece o desafio que foi discutido na Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Linhares.
No encontro, o vereador Alysson Reis conduziu o debate junto com os colegas Pâmela Maia e o presidente da Casa, Roninho Passos. Também participaram da reunião os parlamentares Roque Chile , Adriel Pajé, Kelley Bonicenha, Paulinho do Maracujá, Johnatan Maravilha e representantes de Jaguará da Saúde e Prof. Antônio Cesar.
Para compor a mesa, foram convidados os secretários Eduardo Costa Negro, de Segurança Pública; Saulo Deambrosi, de Obras e Serviços Urbanos; e Poliana Machado, de Desenvolvimento Urbano. O Policial Militar Fabrício Segato e o senhor Carlos, do departamento de trânsito também participaram. A Eco101 foi convidada para participar e trazer seu ponto de vista, mas não compareceu.
A audiência foi dividida em quatro temas para discutir as melhorias que podem ser feitas nas regiões 5 e 6 de Linhares, nas conexões com o centro da cidade, no bairro Canivete e a possibilidade de aproveitar os canteiros centrais da BR 101 para criação de uma terceira faixa.
Os secretários Saulo e Poliana salientaram que a Prefeitura vem realizando estudos para melhorar o fluxo de veículos e o trânsito principalmente nos horários de pico. Um ponto levantado foi o programa Interbairros, que vai ligar o bairro Aviso, às margens do rio Doce, até o bairro Canivete. Um investimento que já teve captação de U$ 56 milhões (R$ 288,5 milhões) junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e que desafogaria o trânsito nas margens da BR 101.
Outro ponto levantado foi de inserir guardas de trânsito em pontos específicos da cidade e em horários críticos para melhorar a fluidez do trânsito e aumentar a segurança das pessoas. Ponto levantado pela vereadora Pâmela Maia.
O público presente também participou ativamente do debate trazendo questionamentos e possíveis soluções para o problema.