O “Dia Municipal do Terço dos Homens”, a ser celebrado anualmente em 8 de dezembro, agora faz parte do calendário comemorativo oficial de Linhares. A data escolhida já é tradicionalmente feriado em virtude do dia da Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município de Linhares.
A instituição do “Dia Municipal do Terço dos Homens” foi proposta por meio do Projeto de Lei n° 2336/2023, de autoria do vereador e presidente do legislativo, Wellington Vicentini, aprovado durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (08) com a presença marcante dos religiosos na galeria da Câmara Municipal de Linhares.
O coordenador nacional do Terço dos Homens, Glayson Lozer, fez uso da tribuna livre para falar sobre o movimento católico cristão que conta hoje com 2 (dois) milhões e quinhentos mil homens adeptos no Brasil.
“Linhares agora é o sétimo município do Espirito Santo a reconhecer publicamente os homens que rezam o terço”, diz.
Terço dos Homens
O Terço dos Homens é um Movimento cristão católico que tem como propósito engajar os homens na fé católica. Há relatos de que grupos de homens se reúnam para a oração do terço desde 1972.
o Terço dos Homens começou a partir da iniciativa de um pequeno grupo de homens, que faziam essa oração na rua, enquanto suas esposas participavam das reuniões do Movimento Apostólico de Schoenstatt, baseado na aliança de amor com a Virgem Maria, originário da Alemanha e estabelecido no Brasil desde 1935.