Vereadores sabatinam Diretor do SAAE de Linhares em convocação

Questões foram relacionadas à falta de abastecimento de água no município

28 de maio de 2024 às 00h00.

Desde o mês passado, os vereadores da Câmara Municipal de Linhares tentavam uma conversa em Plenário com o Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Linhares, Felipe Ribeiro, para esclarecer sobre a recorrente falta de abastecimento de água no município, que vem ocorrendo desde o início do ano.

Ontem (27/05), em Sessão Ordinária e após convocação nº 2813/2024, os parlamentares puderam questionar o Diretor e levar respostas à população de Linhares, que já está cansada de não ver água em suas casas e, às vezes, até suja.

As perguntas se voltaram em quatro eixos, de acordo com os artigos 223 e 224 do Regimento Interno da Casa: planejamento para aquisição de novos equipamentos; andamento dos reparos nas tubulações; apresentação dos planos para reestruturação da Autarquia; e explicação dos recorrentes problemas de abastecimento.

Os vereadores Alysson Reis, Prof. Antônio Cesar, Gilson Gatti, Johnatan Maravilha, Juninho Buguiu, Roninho Passos, Roque Chile e Therezinha Vergna participaram do debate fazendo perguntas dentro desses eixos temáticos ao Diretor, que respondeu prontamente aos questionamentos. Para saber na íntegra como foi, assista à Sessão completa aqui.

Contas do Prefeito

Durante a Sessão, os vereadores aprovaram as contas de 2012 e 2017 do ex-prefeito Guerino Zanon. Os Projetos de Decreto Legislativo são os de nº 2204/2023, que dispõe sobre a aprovação com ressalvas das contas do prefeito no exercício financeiro de 2017; e de nº 2205/2024, que dispõe sobre a aprovação das contas do prefeito no exercício financeiro de 2012.

Maio Laranja municipal

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 32762024, de Alysson Reis, que cria o Maio Laranja e o Dia Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no município de Linhares.

O dia a ser celebrado é o mesmo da data nacional, dia 18 de maio. Durante todo o mês, o município deverá promover atividades para conscientização, prevenção e orientação para o combate à temática.

Já o PL nº 5938/2023, do Prof; Antônio Cesar, que institui os direitos das ondas da foz do Rio Doce, em Linhares, teve pedido de vista concedido ao vereador Egmar, o Guigui. A discussão e votação do PL ficarão para próxima Sessão Ordinária.

Moções de aplausos

Foram entregues duas moções de aplausos durante a Sessão Ordinária. O vereador Roninho Passos homenageou a pequena Mariana Félix que, com apenas três anos, já recebeu os títulos de Miss Baby Linhares, Miss Baby Espirito Santo e Miss Baby Brasil.

E o vereador Prof. Antônio Cesar também homenageou a atleta de karatê Ester Marciano Santos pela conquista de sete medalhas de ouro e mais dez outras de prata e bronze em competições.

Confira as fotos.