Uma parceria entre a Câmara Municipal de Linhares e o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Políticas Públicas de Desenvolvimento Social da Faceli servirá como base para a criação e implementação do Projeto Observatório de Políticas Públicas em Linhares. O objetivo é compreender as prioridades políticas e o alcance das políticas públicas para fornecer à sociedade civil e aos gestores públicos subsídios valiosos para a formulação de políticas baseadas nas demandas locais.
Como funcionará o Projeto?
O projeto funcionará da seguinte maneira: uma equipe interdisciplinar de estudantes da Pós-graduação da Faceli realizará um levantamento de todas as leis aprovadas nos últimos 5 anos, consultando as bases de dados digitais e físicas da Câmara Municipal de Linhares. Esses dados serão organizados e classificados em diferentes eixos temáticos: Saúde, Segurança, Gênero, Trabalho e Juventude.
Com base nestes levantamentos, os acadêmicos irão elaborar relatórios semestrais, com análises qualitativas e quantitativas, da produção legislativa. A criação de uma base de dados aberta sobre a produção legislativa em Linhares tem como intuito facilitar a análise e a compreensão do alcance e do impacto das políticas públicas na vida da população local.
Ludmila Alcuri, Presidente da Faceli, ressalta o impacto positivo dessa colaboração: “Essa parceria com a Câmara Municipal de Linhares representa um novo momento para a cidade e para a comunidade acadêmica. A Faceli tem como missão promover a formação de profissionais capacitados para contribuir com o desenvolvimento local. O Observatório é um marco que não só fortalece nossa relação com a comunidade e os poderes públicos, mas também estabelece uma base sólida para a análise das políticas públicas que impactam diretamente a vida dos linharenses. Estamos criando um futuro mais informativo, transparente e participativo para todos", afirma Ludmila.
Um novo ciclo para a cidade de Linhares
O Presidente da Câmara Municipal de Linhares, Roninho Passos, também compartilhou sua visão sobre o projeto:
“É com grande satisfação que firmamos essa parceria com a Faceli, pois sabemos que ela irá agregar muito à forma como as políticas públicas são analisadas e aplicadas em nossa cidade. O Observatório será uma ferramenta crucial para que possamos entender melhor as necessidades da população e melhorar as ações do poder público, sempre com foco no bem-estar da nossa gente. Estamos construindo juntos um novo ciclo para a cidade de Linhares.”
O Coordenador de Pós-graduação em Políticas Públicas de Desenvolvimento Social da Faceli, Marcelo Chaves Soares, destaca a importância dessa colaboração entre as instituições:
“As duas instituições têm o compromisso em promover conhecimento que contribua para a melhoria da qualidade de vida da população e na busca de soluções para as demandas da sociedade. A implementação do Observatório marca o início de uma parceria significativa entre a Faceli e a Câmara Municipal de Linhares. O objetivo da Faceli é construir pontes com a comunidade local e os poderes públicos, visando o aprimoramento de debates e ações que melhorem a vida da população. Esta iniciativa, além de demonstrar a importância da Faceli para a região, também se torna um paradigma para outras instituições e municípios", explica Soares.
Inscrições abertas para a Pós-Graduação em Políticas Públicas da Faceli
A Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas Públicas de Desenvolvimento Social. As inscrições ocorrem de 7 a 23 de maio de 2025 via formulário disponível no EDITAL 030/2025 – Processo Seletivo de Pós-Graduação Lato Sensu em “Políticas Públicas de Desenvolvimento Social”.
O curso é voltado à capacitação de profissionais para a formulação e gestão de políticas públicas, e será ofertado presencialmente com encontros aos sábados, quando previsto em calendário, por meio de plataformas digitais. A presença é obrigatória em todos os encontros, presenciais ou remotos. Com carga horária total de 480 horas e duração estimada de 14 meses, o início das aulas está previsto para agosto de 2025.