A Câmara Municipal de Linhares realizou, na noite desta quinta-feira (25), às 18 horas, a inauguração da sala da Procuradoria da Mulher e Pessoa com Deficiência. A solenidade contou com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Legislativo no YouTube e reuniu vereadores, autoridades locais e representantes de importantes instituições da sociedade civil.
Estiveram presentes membros da Associação Linharense de Pessoas com Deficiência (Assulin), do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além do Secretária Municipal de Assistência Social de Linhares Geovana Pádua Marinot e da promotora de Justiça do município Graziella Gadelha e as procuradoras da mulher e da pessoa com deficiência, as vereadoras Pâmela Maia e Kelley Bonicenha.
O espaço inaugurado tem como objetivo ampliar o diálogo, oferecer acolhimento e fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres e às pessoas com deficiência, promovendo dignidade, cidadania e igualdade de direitos.
Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Roninho Passos, destacou a importância da iniciativa.
“Este é um marco para a Câmara e para a cidade de Linhares. A Procuradoria da Mulher e Pessoa com Deficiência nasce como um espaço de apoio, de escuta e de construção coletiva de políticas públicas. Queremos que todos saibam que aqui terão uma porta aberta para acolhimento, respeito e garantia de direitos”, afirmou.
A vereadora e procuradora da mulher Pâmela Maia explica que desde 2018 foi iniciada a luta para que fosse criada e instalada a procuradoria da mulher e da pessoa com deficiência dentro do legislativo.
"É uma honra ser a procuradora da mulher. E tenho cereteza que lutaremos dia a dia para que tudo seja realizado como a gente sonhou. Esse será um espaço de acolhimento e atendimento à pessoas que precisam desse apoio e da garantia de lugares que ajudem na formulação de políticas públicas voltadas aos temas. Faremos projetos de leis e ações que vão ao encontro dos nossos objetivos.", explica.
A criação da sala reflete o compromisso do Legislativo linharense com a promoção da inclusão social, o enfrentamento das desigualdades e a defesa da justiça.
Câmara de Linhares cria a primeira Procuradoria da Pessoa com Deficiência do Espírito Santo
A Câmara Municipal de Linhares mais uma vez se destaca no cenário estadual ao assumir o protagonismo em ações de inclusão e cidadania. O Legislativo linharense é a primeira Câmara do Espírito Santo a contar com uma Procuradoria voltada à Pessoa com Deficiência, reafirmando seu compromisso em promover políticas públicas que garantam direitos, acolhimento e representatividade.
Com essa iniciativa inédita, a Casa de Leis fortalece sua missão de ser um espaço democrático e acessível, onde todas as vozes encontram respeito e acolhida. A nova Procuradoria funcionará como instrumento de apoio e articulação, voltado à defesa dos direitos das pessoas com deficiência, ao acompanhamento de demandas e à ampliação do debate sobre inclusão social em nosso município.
A vereadora Kelley Bonicenha, que assume como procuradora da pessoa com deficiência no legislativo linharense, conta que a sua trajetória como professora e treinadora sempre a colocou em contato direto com crianças, jovens e adultos que diariamente enfrentam desafios adicionais em razão de suas deficiências.
"Ouvindo suas histórias e convivendo com suas famílias e cuidadores, compreendi que o acolhimento é um passo fundamental para garantir dignidade e cidadania. É preciso abrir espaços de escuta, oferecer apoio, e sobretudo, agir com sensibilidade para que cada pessoa se sinta respeitada e valorizada", frisa.