Parlamentares também retiram de pauta projetos de autoria do Executivo municipal
Os vereadores da Câmara Municipal de Linhares derrubaram dois dos três vetos encaminhados pelo poder Executivo municipal, na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (03/11). Os vetos derrubados se referem aos projetos de Lei dos vereadores Jaguará da Saúde (PL nº 7153/2025) e Juninho Buguiu (PL nº 7538/2025).
Os dois vetos são totais aos projetos aprovados pelo Plenário da Câmara por serem considerados inconstitucionais pela Prefeitura. Porém, os parlamentares entendem o contrário e seguiram para a promulgação das Leis.
O projeto do vereador Jaguará da Saúde institui o programa “Rua Aberta” no município de Linhares, com o fechamento da avenida Genésio Durão aos domingos para a prática de atividades esportivas, culturais e de lazer, como acontece em diversos outros municípios capixabas e do país.
E o projeto do vereador Juninho Buguiu versa sobre a garantia do acesso público e gratuito da população às mais de 70 lagoas do município como forma de fomentar o turismo e, também, de lazer aos munícipes.
Já o terceiro veto encaminhado pelo Executivo foi mantido pelos vereadores, uma vez que foi um veto parcial. A proposta de mudança foi aceita pela autora do projeto de Lei, a Prof.ª Kelley Bonicenha, que a fará com a sanção da Lei. O PL nº 9726/2025 dispõe sobre a obrigatoriedade da exibição de vídeos de conscientização, nas salas de cinema, sobre a violência contra a mulher.
Projetos retirados de pauta
Quatro projetos do poder Executivo que se referiam à autorização para contratação de pessoal por tempo determinado na área da Saúde tiveram o regime de urgência retirado e, também, foram retirados de pauta pelos parlamentares.
A decisão foi tomada em virtude da reunião que os vereadores tiveram, antes da Sessão, com as categorias mencionadas nos projetos apresentados pelo Executivo, que abrangem os Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e Farmacêuticos.
Os profissionais expuseram suas realidades de trabalho e solicitaram um diálogo com a Prefeitura para encontrarem um caminho que beneficie a maioria e, principalmente, a população de Linhares que, segundo os vereadores, não pode ficar sem atendimento de qualidade nos hospitais e postos de Saúde.
Com isso, os vereadores se prontificaram em proporcionar esse diálogo entre as categorias e a Prefeitura, para encontrar uma solução dentro dos parâmetros cabíveis.
Os projetos retirados de pauta são os de nº 17524/2025, 17525/2025, 17526/2025 e 17527/2025
Projetos aprovados
Dois projetos do poder Executivo foram aprovados pelos vereadores. O PL nº 17528/2025 dispõe sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Educação de Linhares – CME.
E o projeto de Lei nº 17529/2025 altera dispositivo da Lei Municipal nº 2808/2008, para autorizar a contratação de 80 guarda-vidas pelo tempo determinado de três meses.
Assista à Sessão na íntegra.